O primeiro e o segundo homem é a estreia literária de Luiz Sérgio Metz (1952-1996), um dos autores brasileiros mais importantes das últimas décadas. Em nove contos recheados de humor, horror e grande força inventiva, Metz observa desaparecimentos na paisagem gaúcha: uma bola de gude perdida, uma vida perdida, um povo perdido. Na história do título, a violência compacta e metafísica remete aos mais ágeis momentos de Jorge Luis Borges. “Ulpiano, seus irmãos e sua velha mãe” percorrem a estrada que os expulsa de seus passados. Ao fim de “Almas arrabaleiras”, no qual resplandece o inesquecível indígena matemático Andejo Caiãn, o narrador declara: “Cobre-me a noite. Não estou de luto.”
[104 páginas | 14x21cm | ISBN 978-65-89741-56-5]
Sobre o autor:
LUIZ SÉRGIO METZ nasceu em 1952, em Santo Ângelo (RS). Foi jornalista, escritor e letrista do grupo Tambo do Bando, do qual foi um dos fundadores. Em vida, publicou a biografia Aureliano de Figueiredo Pinto e o aclamado romance Assim na terra. Pela Arquipélago, teve editado o relato de viagem Terra adentro, em coautoria com Pedro Osório e Tau Golin. Morreu em 1996, em Porto Alegre.
A Livraria Arquipélago é a loja oficial da Arquipélago Editorial na internet. Aqui você sempre encontra todos os nossos títulos, além de promoções exclusivas.