Parte da renda obtida com a venda deste livro será doada para a Sumaúma Jornalismo do Centro do Mundo, plataforma de jornalismo idealizada pela jornalista Eliane Brum. Conheça e apoie o projeto.
Este livro nasceu de um encontro entre dois contadores de histórias que têm em comum o olhar atento para o Outro e a sensibilidade e o cuidado com as vidas e as histórias que são narradas. Eliane Brum, com o texto, e Pablito Aguiar, com os quadrinhos, reafirmam cotidianamente, com a força de suas obras, que não existem pessoas comuns. A ideia de promover esse encontro partiu da vontade que nós, da Arquipélago, tínhamos de presentear os leitores da Eliane com um conteúdo especial. Então, a editora convidou o Pablito para entrevistar a Eliane em sua casa. Em abril de 2022, Pablito viajou para Altamira, no Pará, lugar que Eliane escolheu para viver, e conversou com a autora durante um ritual que tem um significado singular para ela.
O resultado é um convite para um almoço com uma Eliane desconhecida pela maioria de seus leitores, uma Eliane que abre o seu lar e nos mostra o que dá sentido aos seus dias: o amor por seus “mais-que-humanes”, a floresta amazônica como quintal, a casa dos sonhos com as cores de Frida Kahlo, seu ofício de contadora de histórias, suas lutas e muito mais. No traço e na escuta de Pablito, este livro homenageia a grande jornalista e também nos instiga com a ideia de que é preciso criatividade, delicadeza e força para viver e agir.
[80 páginas | 16x23cm | ISBN 978-65-89741-19-0]
Eliane Brum é jornalista, escritora e documentarista. Iniciou na imprensa em 1988 e tornou-se uma das repórteres mais premiadas do Brasil. Pela Arquipélago, publicou os livros A vida que ninguém vê (vencedor do Prêmio Jabuti), A menina quebrada, O olho da rua, meus desacontecimentos, Uma duas e Brasil, construtor de ruínas. Também é autora de Coluna Prestes: o avesso da lenda e Banzeiro òkòtó. É idealizadora, junto com seu companheiro, Jon Watts, de Sumaúma Jornalismo do Centro do Mundo, uma plataforma global baseada na Amazônia, onde a autora vive e trabalha.
Pablito Aguiar é quadrinista. Vive e trabalha em Alvorada, no Rio Grande do Sul. Desde 2015 escuta histórias reais e as transforma em quadrinhos. Em 2016 lançou o seu primeiro livro, Alvorada em Quadrinhos, que reúne relatos de 23 moradores da sua cidade natal. Atualmente entrevista moradores de Porto Alegre para os projetos “Fala que eu Desenho” e “Conversas em Porto Alegre”. Também é colaborador da plataforma Sumaúma Jornalismo do Centro do Mundo.
A Livraria Arquipélago é a loja oficial da Arquipélago Editorial na internet. Aqui você sempre encontra todos os nossos títulos, além de promoções exclusivas.