Em Lupicínio: uma biografia musical, Arthur de Faria mergulha em boas histórias que percorrem a vida do compositor: a infância no bairro da Ilhota, em Porto Alegre, a rotina boêmia e doméstica de Lupi, encontros memoráveis com Elis Regina, Elza Soares, João Gilberto e Caetano Veloso, e os bastidores de composições como “Se acaso você chegasse”, “Nervos de aço”, “Vingança” e “Cadeira vazia”. A trajetória de Lupicínio Rodrigues, um compositor negro de classe média-baixa no sul do Brasil, é contada no contexto da censura na Era Vargas, do nascimento do samba e da música regional. Em marcos de celebração e esquecimento, a vida e a obra de Lupi se entrelaçam entre os depoimentos de parceiros musicais, amigos e familiares e as análises cuidadosas do autor sobre a genialidade das letras e melodias desse gigante da música popular brasileira.
[376 páginas | 16x23cm | ISBN 978-65-89741-33-6]
Sobre o autor:
Arthur de Faria é músico, arranjador e compositor. Doutor em Literatura Brasileira pela UFRGS com tese sobre Lupicínio Rodrigues, produziu 28 discos e dirigiu 12 espetáculos. Escreveu 52 trilhas para cinema e teatro em Porto Alegre, São Paulo e Buenos Aires. Lidera a Tum Toin Foin Banda de Câmara e integra os grupos transnacionais Música Menor e Surdomundo Imposible Orchestra (com uruguaios, brasileiros e argentinos). Lançou 20 álbuns, EPs e singles e tocou em meia dúzia de países. Ministra cursos sobre música popular brasileira no Brasil, Argentina e Uruguai. Trabalhou 23 anos em rádio e três em jornal. Publicou ensaios, artigos, fascículos e livros sobre música popular — entre eles, Um século de música no Rio Grande do Sul, Elis: uma biografia a musical e Porto Alegre: uma biografia musical.
A Livraria Arquipélago é a loja oficial da Arquipélago Editorial na internet. Aqui você sempre encontra todos os nossos títulos, além de promoções exclusivas.