No primeiro volume de Porto Alegre: uma biografia musical, o músico e jornalista Arthur de Faria conta a história da música popular da cidade desde o início do povoamento até a Era do Rádio, passando pelo folclore açoriano, pelos vários carnavais, pelas junções de rua, pelo surgimento dos primeiros espaços culturais e pela era dos jazz. A obra também analisa a rápida expansão populacional, a gradual redução da população escravizada e os recortes de raça e classe no acesso aos bens culturais e à visibilidade artística. O texto reflete mais de três décadas de envolvimento do autor com o assunto — revirando os mais variados acervos e entrevistando personagens e pesquisadores em busca dos relatos, textos, imagens e sons que o ajudassem a reconstruir essa memória. Em prosa solta e bem-humorada, o autor narra a formação da cidade de uma perspectiva musical, porém indissociável dos acontecimentos políticos e sociais que se entrelaçam na narrativa.
[320 páginas | 16x23cm | Brochura | ISBN 978-65-89741-18-3]
Sobre o autor:
Arthur de Faria é músico, arranjador e compositor. Doutor em Literatura Brasileira pela UFRGS com tese sobre Lupicínio Rodrigues, produziu 28 discos e dirigiu 12 espetáculos. Escreveu 52 trilhas para cinema e teatro em Porto Alegre, São Paulo e Buenos Aires. Lidera a Tum Toin Foin Banda de Câmara e integra os grupos transnacionais Música Menor e Surdomundo Imposible Orchestra (com uruguaios, brasileiros e argentinos). Lançou 20 álbuns, EPs e singles e tocou em meia dúzia de países. Ministra cursos sobre música popular brasileira no Brasil, Argentina e Uruguai. Trabalhou 23 anos em rádio e três em jornal. Publicou ensaios, artigos, fascículos e livros sobre música popular — entre eles, Um século de música no Rio Grande do Sul e Elis: uma biografia a musical.
A Livraria Arquipélago é a loja oficial da Arquipélago Editorial na internet. Aqui você sempre encontra todos os nossos títulos, além de promoções exclusivas.